Notícia

Como transportar uma arma de airsoft corretamente?

Como transportar uma arma de airsoft corretamente?

 

Essa é uma dúvida bastante comum entre os jogadores de airsoft, principalmente os novatos: o que eu preciso fazer para transportar minha arma de airsoft de forma correta e legal?

A regra geral é usar o bom senso, não chamar a atenção dos outros e sempre levar consigo a nota fiscal e ponta laranja.

O que diz a lei?

 

A portaria 002-colog, de 26 de fevereiro de 2010, que regulamenta o Airsoft no Brasil trata superficialmente do assunto e apenas determina, em seu artigo 13., quais os critérios a serem seguidos durante o transporte, a saber:

Art. 13. A guia de tráfego para o trânsito de armas de pressão por ação de gás comprimido e armas de pressão por ação de mola de uso restrito, será necessária em qualquer situação.

§1º Quando se tratar de armas de pressão por ação de mola de uso permitido, a guia de tráfego somente será exigida na saída da fábrica ou ponto de entrada no País, conforme previsto no art. 10 do R-105;

§2º O portador de arma de pressão por ação de mola de uso permitido deverá sempre conduzir comprovante da origem lícita do produto.

§3º A arma de pressão por ação de gás comprimido ou por ação de mola não poderá ser conduzida ostensivamente sob pena de configurar infração administrativa prevista no R-105.

1. O trasporte deve ser DISCRETO

A arma não pode ser transportada de forma ostensiva ! Por mais legal que nossas armas sejam elas assustam a maioria das pessoas. Como você não quer ir parar na delegacia ou ainda levar um tiro de algum policial que te veja com uma arma na mão, o transporte deve ser feito de forma discreta.

 

Discreto é não chamar a atenção mesmo. Se você vai usar transporte público, seja discreto e não sigam o exemplo desse cara…

transporte-arma-airsoft-errado-04
jogador airsoft sendo preso no metro

Da mesma forma, não andem por aí expondo suas armas…

Como não transportar uma arma

Em todos os casos, use um estojo para armas ou até mesmo uma mochila, desde que não chame a atenção. Aqui na QG Airsoft temos boas opções de estojos. Vejam alguns exemplos de estojos:

caixa airsoft ao avesso

Se sua arma acabou de chegar e você ainda não tem um estojo, a maneira mais fácil de transportar sua arma é usando a própria caixa na qual ela veio. Para isso basta desmontá-la e então remontá-la do avesso, de forma de toda inscrição, foto, imagem, modelo, etc fique para o lado de dentro. Por fora será apenas uma caixa de papelão retangular.

Estojo em cordura. Excelente custo benefício. Tem versões almofadadas, com bolsos, sem bolsos, e de vários tamanhos e cores.

estojo em cordura para airsoft
estojo rígido para airsoft

Estojo rígido, geralmente em polímero ou alumínio. Com espuma em seu interior é uma excelente opção pois protege bem os equipamentos. A desvantagem é que geralmente custam mais que as outras opções e também ocupam um volume maior guardo for guardar.

mochila para airsoft

Mochilas em sua maioria só funcionam com armas pequenas e que podem dobrar a coronha. Atenção para não deixar o cano ou partes da arma a vista.

como não transportar airsoft usando mochila

2. Deve levar junto os documentos da arma (Nota Fiscal)

 

Isso quer dizer que para onde a arma for a Nota Fiscal deve ir junto para qualquer tipo de arma, seja ela a gás, de mola, sniper, nerf.

 

Se a arma for a gás, além da nota fiscal deve levar junto a Guia de Tráfego, emitida pelo Exército. Agora boa sorte em conseguir uma. Não conheço ninguém que tenha conseguido uma GT para airsoft, mas você deve tentar obter uma.

papelada airsoft

3. Carro = Arma no Porta-Malas

 

Se você estiver transportando sua arma de airsoft em seu carro, deixe-a no porta-malas do carro, dentro do estojo ou caixa. Nada de colocar a arma no banco de passageiro, no banco de trás, no porta-luvas, ou qualquer outro lugar que permita que seja alcançada com as mãos durante o transporte.

 

Você não está portando uma airsoft. Está transportando ela de A até B. Portar significa que poderá utilizar para tentar se defender, tentar assustar os outros e isso com certeza vai lhe causar problemas com a polícia.

arma de airsoft no porta malas
arma de airsoft no porta luvas
arma de airsoft no banco do carro

4. Ponta Laranja

Sim, a ponta laranja é obrigatória em todo o momento e durante o transporte não seria diferente.

ponta laranja airsoft

Resumindo:

 

  1. Seja o mais discreto possível
  2. Use um estojo próprio
  3. Leve sempre a Nota Fiscal (e Guia de Tráfego para armas a gás)
  4. Ponta laranja sempre

fonte:http://www.qgairsoft.com.br/blog